18 de mar. de 2009

Sonhando alto



Em 75 países do mundo a Homossexualidade é considerada crime. A pena vai desde uma repreeensão por autoridades oficiais em estados como Egito, Cuba e Burundi (eu fico imaginando a sapatinha lá na frente do juiz escutando: Presta atenção mocinha, que eu só vou falar uma vez: a partir de hoje só sai de casa de maquiagem e vestido, e pode tratar de esquecer a sinuca às quintas! O quê? Cantora de MPB!? nem pensar! A senhorita começa no balé amanhã!), mas em países como Arábia Saudita, Paquistão e Nigéria apedrejamento e outras penas de morte podem ser aplicadas. Ainda há uma lista enorme de países em que prisão e humilhação pública são previstas por lei para quem ousar ir contra a vontade de "deus" e do estado.

Isto é institucionalização da homofobia, queima às bruxas em pleno século XXI!!! "ah! mas estes são países com leis primitivas regidas por fundamentalismos religiosos". Não é bem assim: os EUA e Grécia são as únicas democracias em que um homossexual assumido não pode ingressar nas forças armadas!


Por tudo isso, em 18 de dezembro do ano passado a ONU fez a leitura da Declaração dos direitos dos homossexuais, proposta pela França e assinada po 66 países, entre eles o Brasil. A declaração é baseada na Declaração dos direitos humanos e pede que a homossexualidade deixe de ser consirerada crime nos países onde ainda o é.

À época da leitura o morador do número
1600 da Pennsylvania Avenue, Mister Bush, se fez de idiota (sem grande esforço) e não gastou tinta colocando a assinatura dele lá no documento da ONU. Mas como desde janeiro ventos mais frescos(sem duplo sentido, por favor!) sopram por lá, o presidente Obama declarou todo o seu apoio e rubricou a proposta. Espero que ele use a mesma caneta para validar o casamento gay por lá.

Hoje estou sonhando do alto do meu salto 15...

Nenhum comentário: